segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Exposição Colin Wilson na Livraria Bulles en Tête

Exposição Colin Wilson
na Livraria Bulles en Tête



9 de setembro de 2014

Acabei de voltar da gráfica com um caixote do novo sketchbook. Parece ótimo! Este aqui é para a viagem europeia, mas os amigos daqui também vão encontrar umas imagens por lá que serão bastante familiares.


2 de novembro de 2015

Mesmo sendo feito dois anos mais tarde, ele já não parece mais tanto com Blueberry quanto já pareceu! Fora isso, essa é a capa do meu terceiro caderno de esboços.









16 de setembro de 2014

A esta hora, na próxima semana, eu devo estar, na França, preparando as ilustrações para a minha segunda exposição na livraria Bulles en Tête, em Paris. A inauguração está marcada para o dia 25, o mesmo dia em que a editora Delcourt lançará nossa nova série “Wonderball”, e eu estarei presente para a minha primeira sessão de autógrafos desta viagem. Estive trabalhando em material novo para esta exposição durante o último ano, então para aqueles que não podem ir à inauguração, eu vou tentar postar uma ou duas imagens da arte criada para a exposição nos próximos dias.



20 de setembro de 2014

OK, só mais uma imagem antes de eu desligar esta coisa...

N. C.: Chihuahua Pearl, cujo verdadeiro nome é Lily Calloway, em um saloon, é a mais famosa das namoradas de Mike Blueberry, que termina nos braços de Dorée Malone, uma bela morena, também cantora de saloon. Nesse desenho, Blueberry está presente: à esquerda, no alto, junto à aba do chapéu da loira estonteante.


N. C.: Alguns dos desenhos de Blueberry na exposição da Bulles en Tête:





















N. C.: Paris, França. Véspera da inauguração da Exposição Colin Wilson na Livraria Bulles en Tête, realizada em setembro e outubro de 2014, da obra do desenhista em “Wonderball” e “La Jeunesse de Blueberry” e desenhos inéditos de Blueberry. Fotografias feitas pela equipe da livraria em 24 de setembro de 2014:













N. C.: Colin Wilson enviou para o blog Blueberry os dois desenhos do Tenente Mike Blueberry expostos na vitrine da livraria Bulles en Tête na ocasião da sua exposição:


24 de julho de 2016

O homem, à esquerda de Mike, se parece com Bowman, mas não é, porque ele morreu cedo na vida de Blueberry. Mas essa é Chihuahua Pearl.



31 de julho de 2016

N. C.: Blueberry, sobre uma pista, com um parceiro.


N. C.: Os quatro desenhos abaixo não integravam a exposição de Colin Wilson:


18 de agosto de 2015

OK! Com “Wonderball” 3 terminado, é hora de um pouco de Terapia Ocupacional MSB.



8 de setembro de 2015

Durante uma entrevista que eu fiz há duas semanas, perguntaram-me "qual era o meu favorito de todos os personagens secundários da série Blueberry". Já me perguntaram isso antes, e eu sempre respondi Red Neck, porque ele parecia um cara interessante, obviamente já tinha feito de tudo, mas ainda era um tanto misterioso. E ele era legal de desenhar também.



10 de abril de 2016

Um pouco de diversão com o material dos velhos tempos...



14 de abril de 2016

Mais diversão com diligência...



5 de agosto de 2016

O momento dos autógrafos e dedicatórias nessa exposição. O coroteirista Jean-Pierre Pécau está atrás de mim e Jean-Paul Fernandez, o nosso colorista de “Wonderball”, à minha esquerda.




Colin Wilson

N. C.: Colin Wilson desenhou seis álbuns da série “La Jeunesse de Blueberry” (“A Juventude de Blueberry”) - três com roteiros de Jean-Michel Charlier e os demais com roteiros de François Corteggiani -, coloridos por Janet Gale, sua esposa, que também coloriu “Le Bout de la piste” (“O Fim da Pista”), volume 22 da série “Blueberry”. Natural de Christchurch, Nova Zelândia, ele mora em Melbourne, Austrália, onde realiza o seu magnífico e renomado trabalho na 9ª arte.


Tradução: Pedro Bouça, Lisboa, Portugal: textos das imagens 1 a 6, 25 e 26; Afrânio Braga: textos das imagens 23, 27, 28 e 29. Adaptação: Afrânio Braga. Fontes das imagens: Colin Wilson: 1 a 6; 23 a 30; Librairie Bulles en Tête: 7 a 22.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud – Dargaud Éditeur
Exposition Colin Wilson © Colin Wilson - Librairie Bulles en Tête 2014

Agradecimentos a Colin Wilson e à livraria Bulles em Tête pela gentil permissão para publicar sobre a exposição no blog Blueberry.

Afrânio Braga
Manaus, Amazonas, Brasil

2 comentários:

  1. Grandiosa muestra de un gran dibujante!! Cuanto lamento no estar mas cerca,seguramente estaria alli presente,de todos modos gracias por esta publicacion! grandiosa !!

    ResponderExcluir
  2. Estimado kikomendez, en 2019 se realizará otra exposición de Colin Wilson en la librería Bulles en Tête de París, Francia.

    ResponderExcluir