quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Blueberry" nº 11 “La Mine de l’Allemandu perdu”

Capa, uma das reedições.


Prancha 1.


Prancha 2.


Prancha 3.


Prancha 4.


Prancha 5.


Ficha técnica

La Mine de l’Allemandu perdu
“A Mina do Alemão Perdido”
Roteiro: Jean-Michel Charlier
Desenhos, cores e capa: Jean Giraud
Volume: 11
Ano de publicação da primeira edição: 1972
Número de pranchas: 46
Gênero: Western
Preço: 11.99 €
Formato: 22,5x29,8 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Fonte das imagens: Dargaud Éditeur.



Prancha anúncio do episódio "La Mine de l'Allemandu perdu" publicado na revista semanal "Pilote" nº 496, de 8 de maio de 1969. Desenhos de Jean Giraud. Fonte: BDzoom.



A capa da 1ª edição.



A contracapa da 1ª edição.


La Mine de l’Allemandu perdu - “A Mina do Alemão Perdido”

Primeiro álbum do ciclo Prosit Luckner. O Ouro da Sierra (álbuns 11 e 12) - Arizona. Janeiro de 1869. Acontecimento histórico: A lendária mina de Jacob Waltz. Esse ciclo foi a fonte de inspiração do filme de Jan Kounen, “Blueberry. L’Expérience Secrète" (“Blueberry. Desejo de Vingança”, no Brasil).

O General Mac Allister, apelidado pelos índios de Chefe Cabeça Amarela – ver Ciclo O Cavalo de Ferro. As Segundas Guerras Indígenas -, envia o Tenente Blueberry para substituir o Xerife de Palomito, uma pequena cidade da Fronteira varrida pelo vento quente do deserto. É a vingança do general caçador de peles-vermelhas e de glória, que tipifica o General George Armstrong Custer, personagem real da História americana.

Mike Blueberry tem a companhia de Jimmy Mac Clure, seu amigo e companheiro de aventuras, com o qual passa as horas jogando pôquer, fumando charutos e bebendo uísque no escritório do Xerife. Mas o sossego dessas férias forçadas é rompido com a chegada do Barão Werner Amadeus Von Luckner, aliás, Prosit Luckner, um velhote alemão, trapaceiro, que procurava ouro nas montanhas consideradas sagradas pelos Apaches.



O primeiro reencontro de Blueberry e Guffie Palmer. Prancha 33. Fonte: Bedetheque.

Guffie Palmer, aquela senhora extrovertida e diretora de uma turnê teatral ambulante, cuja Blueberry salva no ciclo anterior, participa rapidamente da trama, porém é o suficiente para retribuir ao Tenente a ajuda recebida, salvando Mike de morrer de sede no deserto. Guffie Palmer voltará no ciclo do Primeiro Complô contra Grant. A Decadência de Blueberry.


Prancha 35, quadrinho 6. Fonte: unavidadehistorietas.


Jean Giraud se inspirou no ator norte-americano Spencer Tracy para compor o visual de Wally Blount, assassino e caçador de recompensas, participante do Ciclo do Ouro da Sierra ("A Mina do Alemão Perdido" e "O Espectro das Balas de Ouro"). Personagens dessa aventura, como Wally Blount, são vistos no filme "Blueberry. Desejo de Vingança".

A série "Blueberry" foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry nº 11 La Mine de l'Allemand perdu © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur 1972
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Livraria Amazon Brasil


Editora Pipoca e Nanquim



Nenhum comentário:

Postar um comentário