domingo, 1 de setembro de 2013

Michel Rouge, desenhista e colorista


Biografia

Michel Rouge nasce em 1º de junho de 1950, em Paris, França.

Ele segue os cursos de Arts Graphiques (1) da Rua Madame (onde passaram igualmente J. Solé e D. Convard).

De 1967 a 1975, ele alterna viagens ao Oriente e desenhos episódicos. Ele continua os cursos de BD (2) de Got e Pichard nas Arts Appliqués (3).

Em 1977, ele regressa às Éditions Vaillant e colabora com Cheret em "Rahan". Ele desenha para "Trio", sua primeira História em Quadrinhos publicada.

Em 1978, ele encontra Rodolphe e realiza seu primeiro álbum "Les Légendes de l'Eclatée" que Kesserling pré-publica em partes em "Métal Hurlant".

Encontra-se com S. Le Tendre para a realização de uma história curta ("Petit western existentiel"). Giraud o chama aos Pireneus, onde ele colabora na arte-final de "La Longue Marche" (4) durante 3 a 5 meses.

Em 1980, ele cria, com Rodolphe, uma série medieval, para as Éditions Glénat, que dura três títulos e em seguida será reeditada por F. Allot ("Les Ecluses du Ciel").

1985: Criação com Cothias, para as Éditions Glénat, de outra série dentro do quadro da mitologia arthuriana, "Les Héros Cavaliers"; dois títulos: "Perd Cheval" e "La Grande Ourse".

1988: "La Grande Ourse" recebe o Prêmio de Melhor Álbum no Festival de Hyère.

1992. Sorbon: Prêmio de Melhor Álbum de Aventura por ocasião do evento da Sorbonne.

Em 1992, Rouge retoma "Comanche", para as Éditions Dargaud, uma série de Greg até então ilustrada por Hermann. Na mesma editora, ele assina o terceiro episódio de “Marshal Blueberry”, em 2000.

Em 2005, com Fred Le Berre, ele se lança em uma narrativa histórica policial, “Shimon de Samarie”, publicada por Humanoïdes Associés, rebatizada “Le Samaritain” a contar do volume 3. Os dois autores se reencontram para “Kashmeer”, publicado por Glénat, cujo episódio 2 saiu em 2015.

N. C.: 1) Arts Graphiques: Artes Gráficas; 2) BD: Bande Dessinée: História em Quadrinhos; 3) Arts Appliqués: Artes Aplicadas; 4) "La Longue Marche": “A Longa Marcha”, volume 19 de “Blueberry”, publicado em 1980.


Bibliografia

1995 • Comanche - Le Carnaval sauvage
1997 • Comanche - Les Cavaliers du Rio perdu
2002 • Comanche - Red Dust express
2000 • Marshal Blueberry - Frontière sanglante

2019 • Comanche – Intégrale tome 3

N. C.: Álbuns publicados por Dargaud Éditeur.

Fonte: Dargaud Éditeur, Paris, França.


A capa do álbum da série “Marshal Blueberry” desenhado por Michel Rouge

Roteiro de Jean Giraud
Cores de Scarlett Smulkowski



Inicialmente, a editora Dargaud publicou o terceiro volume, "Frontière sanglante" ("Fronteira Sangrenta") com a capa invertida e com outra colorização em relação às edições posteriores.



Fonte das imagens: Dargaud Éditeur.

Marshal Blueberry © Jean Giraud, Michel Rouge, Dargaud Éditeur 2000

Afrânio Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário